Em 1997, a Fuller’s resolveu lançar uma cerveja comemorativa, produzida com as melhores matérias-primas utilizadas pela cervejaria naquele ano. A ideia era fazer uma cerveja forte e refermentada na garrafa, ideal para guarda. Assim, nasceu a Vintage Ale.
Seis meses após sua fabricação, os cervejeiros da Fuller’s voltaram a degustar a cerveja, repetindo a experiência mais seis meses depois. Chegaram à conclusão de que a Vintage Ale realmente se beneficiava do envelhecimento, podendo ser guardada por mais tempo que os 10 anos estipulados como prazo de validade.
Desde 1997, a Fuller’s produz a Vintage Ale todos os anos, repetindo sempre o ritual de selecionar os melhores ingredientes. Assim, cada edição de Vintage Ale têm suas peculiaridades, ainda que a receita, de forma geral, seja a mesma.
De coloração acobreada e levemente turva, todas as edições apresentam características em comum, como aroma de frutas maduras e notas que lembram baunilha e geleia de laranja. Na boca, são adocicadas, licorosas e aveludadas. O envelhecimento tende a amaciar ainda mais a cerveja.
Produzida em edições limitadas com garrafas numeradas, a Vintage Ale é uma das cervejas mais especiais da Fuller’s. Combina com queijos intensos e sobremesas de frutas secas, mas a melhor opção é abastecer a adega com edições de anos diferentes e fazer uma degustação comparativa, para sentir de verdade as diferenças entre versões mais jovens e mais antigas.