A India Pale Ale (IPA) surge no século 17 durante a colonização inglesa na Índia como uma cerveja de alto amargor, porém seca e refrescante.
A Fuller’s IPA é referência da vertente inglesa desse estilo, produzida com lúpulos ingleses das variedades Goldings, Fuggles e Target, sendo considerada um clássico do universo cervejeiro.
É justamente a utilização de lúpulos ingleses, mais herbáceos e terrosos, que marca sua principal diferença das IPA americanas, mais cítricas, frutadas e resinosas.
A história da criação do estilo diz que esse tipo de cerveja surgiu para exportação para a Índia e, para que as cervejas aguentassem longas viagens, era comum usar mais lúpulo, que atua como conservante natural. No começo do século 18, passa a ser fabricada principalmente na cidade de Burton-on-Trent, conhecida pela sua água mais rica em minerais, o que lhe conferia características mais secas e aumenta sua refrescância.
Com teor alcoólico de 5,3%, a Fuller’s India Pale Ale é equilibrada e aromática, levemente turva e de coloração acobreada. Apresenta notas herbáceas, principalmente, mas também levemente cítricas, como geleia de laranja. Na boca, é frutada, refrescante, apresenta amargor elevado e bem equilibrado. Fabricada de maneira tradicional, passa pelo processo de refermentação na garrafa.