A Fuller’s Imperial Porter é uma cerveja escura e complexa inspirada nas Porters inglesas muito consumidas no século 19. No entanto ela é feita de forma mais intensa e alcoólica do que as cervejas da época, resultando numa cerveja encorpada e potente, com 10% de álcool. Refermentada na garrafa, pode servir também para guarda, pois seus aromas e sabores se desenvolvem com o passar do tempo.
De cor marrom escura, com reflexos rubi, traz aromas e sabores dos maltes torrados, como cacau, chocolate amargo, chocolate ao leite e licor de café. Notas defumadas também aparecem juntamente com ameixa, uvas-passas e tâmaras secas. Na boca, apresenta corpo cheio, sendo até licorosa, com dulçor médio e bem equilibrado com o amargor, suave acidez e médio aquecimento alcoólico.
Apesar do estilo hoje ser considerado de origem norte-americana, foram os ingleses que criaram o termo Imperial para a cerveja – aplicado pela primeira vez na Russian Imperial Stout. Além de uma longa tradição de cervejas mais alcoólicas, que deu origem a vários estilos, já no século 18 a Inglaterra exportava cervejas de alto teor alcoólico para países do Mar Báltico.
Na receita, além dos maltes Pale Ale, Crystal Light, Brown e Chocolate é adicionado melaço para atingir o teor alcoólico desejado. Os lúpulos são Saaz, que traz notas condimentadas, e Fuggles, com notas herbáceas e terrosas.