Criada em 1967, a Golden Pride era originalmente, produzida a partir de uma mistura dos maltes utilizados na London Pride, na ESB e em uma pale ale. As variedades de lúpulo utilizadas, modernas para a época, são as mesmas até hoje: Target responsável pelo amargor e, Northdown e Challenger para acrescentar aromas. Referência mundial no estilo English Barley wine, pode-se dizer que a Golden Pride é o equivalente inglês das cervejas belgas de abadia.
Brilhante e de coloração acobreada, a Golden Pride apresenta aromas de laranja, ameixa, frutas passas e cereais tostados, além de notas que lembram biscoito e caramelo. Na boca, apresenta corpo médio, facilitando a percepção dos 8,5% de álcool, além de amargor moderado, para equilibrar a doçura também presente.
Intensa e muito saborosa, a Golden Pride é perfeita para ser degustada sozinha, com calma, em um dia mais frio, mas também proporciona harmonizações deliciosas com comidas mais gordurosas e de sabor forte, como queijos de mofo azul e carne de pato, especialmente se servidos com figo, damasco ou calda de laranja. Para a sobremesa, fica muito boa com crème brûlée.